Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um levantamento mostrou que 20,4 milhões de profissionais têm a possibilidade de trabalhar de forma remota, equivalente a 24,1% da população do país.
O home office ganhou mais força com a pandemia e após ela muitos ainda ficaram adeptos. Entretanto, essa modalidade já estava sendo aderida por alguns profissionais, que preferiam trabalhar no conforto de casa, sem precisar enfrentar trânsito.
Diante disso, muitos profissionais tiveram que se adaptar a essa realidade e montar um local em casa no qual fosse destinado ao trabalho. Hoje em dia, têm várias dicas de como montar um escritório na própria casa, ajudando os profissionais nessa tarefa.
Alguns pontos precisam ser revisados para montar um escritório em casa, mas não é uma tarefa muito difícil, se for pensada e analisada com calma o profissional conseguirá montar um ambiente confortável para suas horas de trabalho.
A princípio é importante encontrar um espaço silencioso e preferencialmente em um ambiente separado da casa, é uma forma de ajudar o profissional a separar o pessoal do profissional. No entanto, caso não tenha um ambiente isolado na casa, o profissional pode optar em montar o seu escritório em uma parte menos movimentada do seu lar.
Vale ressaltar, que muitas pessoas moram em casas ou apartamentos pequenos e não tem muitos cômodos disponíveis. Mas, esse não é um motivo para impedir de trabalhar home office, elas podem criar um cantinho no quarto e na sala para a execução do seu trabalho. A fim de que nessas horas do dia em que esteja focado no trabalho consiga manter a concentração e não seja incomodado com barulho ou interrompido pelas pessoas
A principal dica para ter um bom escritório em casa, é montá-lo de acordo com a sua personalidade, levando em consideração o estilo do trabalho e o ar de formalidade. Existem algumas dicas pontuais que servem para todos os profissionais no momento de montar o seu escritório. Confira algumas!
Alguns itens são indispensáveis para o escritório, além disso, são responsáveis por oferecer conforto, concentração e produtividade para a jornada de trabalho. São eles:
Essas dicas são capazes de diminuir o estresse e a falta de atenção no trabalho home office, colaborando para a realização das tarefas com mais conforto e concentração.
A decoração também é uma parte fundamental na elaboração do escritório, pois o profissional vai ficar muitas horas do seu dia naquele ambiente. Dessa forma, é recomendável decorá-lo conforme o seu gosto pessoal, não esquecendo que é preciso manter a formalidade que um ambiente de trabalho requer. Alguns itens para decoração, são:
Um adereço importante é um mural para anotações, assim, ficará exposto quais são as tarefas, recados ou informações necessárias que serão utilizadas durante a jornada de trabalho. Geralmente, é uma boa forma de expôr as tarefas e não esquecer de realizá-las. O mural pode ser uma lousa que permite escrever o recado a giz ou ainda colocar um quadro com ganchos para pendurar as anotações e até mesmo fotos.
A iluminação não pode ser ignorada é um fator importante para um escritório. Não tem como ser produtivo em um ambiente com uma iluminação inadequada para atividade. Por isso, apostar em um lugar iluminado e também investir em luzes de qualidade, luminárias que possam destacar a mesa do trabalho, é importante.
Não é somente para o profissional home office um escritório em casa, qualquer profissional pode ter um e não precisa necessariamente trabalhar integralmente home office. Muitos acabam levando serviço do trabalho para casa e ter a sua disposição um ambiente em sua casa confortável para a realização das suas tarefas e até mesmo dos seus estudos é importante por vários aspectos. Por exemplo: