Atualizações sobre educação e tecnologia - Eniac

A importância da Nutrição nos Esportes - Eniac

Escrito por Sabrina Santana | Nov 8, 2022 3:00:00 AM

Entenda o quão importante é a nutrição na rotina da prática esportiva

Sabia que os atletas, sejam profissionais ou amadores, possuem uma dieta diferenciada das pessoas que não costumam fazer exercícios físicos? Isso se dá por conta de que, quando alguém começa a praticar esportes, o corpo necessita de cada vez mais energia para que a pessoa possa dar conta daquilo que está fazendo, e é por isso que existem diversos tipos de dietas que são direcionadas apenas para pessoas que praticam algum tipo de atividade física, seja ela qual for. E você sabe qual o nome de tal área? Nutrição Esportiva. 

Inscreva-se


Nutrição esportiva nada mais é do que uma das áreas presentes na nutrição que tem como base conhecimentos acerca de nutrição, fisiologia e bioquímica de todo o universo que envolve esportes e atividades físicas. Essa área da nutrição tem como objetivo dar um melhor desempenho para o atleta, além de também zelar pela saúde deste. 

Não pense que a nutrição esportiva é a mesma para todos, pois para cada modalidade do esporte, é necessário que tenha uma dieta diferenciada, pois cada tipo de esporte prioriza algo diferente. O nutricionista que for montar a tabela de alimentos precisa levar em consideração o estilo de vida do atleta, além de levar em conta o tipo de esporte que este pratica e qual rotina é seguida, tendo em vista que estes fatores fazem toda a diferença quando é preciso montar uma dieta de alto rendimento para os esportistas. 

Como dito anteriormente, a nutrição esportiva não é exclusiva de atletas profissionais, ela é indicada para todas as pessoas que praticam algum tipo de esporte. A diferença entre elas é que, enquanto a dieta do atleta profissional é feita para que este tenha um melhor rendimento durante a prática do esporte, comendo grupos inteiros de alimentos, a dieta do atleta amador evita em sua maioria os grupos inteiros dos alimentos, pois é necessário saber o porque aquela pessoa está praticando exercícios, seja para ganhar ou para perder peso ou para qualquer outro motivo. 

Um nutricionista esportiva, por sua vez, além de analisar o físico do atleta com quem está trabalhando, também analisa o psicológico deste, uma parte importantíssima para que todo o resto do corpo consiga funcionar corretamente, afinal, como diz uma expressão grega muito famosa, “Uma mente sã em um corpo são”.

Não pense que uma dieta pode funcionar para mais de um exercício e vice e versa. O nutricionista esportivo cria aquela determinada dieta com um objetivo: ajudar a melhorar o desempenho do atleta naquele determinado esporte. Logo, é nítido perceber que uma dieta feita para um velocista não será a mesma utilizada por um lutador de boxe, não concorda? Dessa forma, o atendimento se torna cada vez mais personalizado, algo significativamente bom tanto para o paciente quanto para o médico. Todos saem ganhando! 

Para se tornar um nutricionista esportivo de fato, você, antes de tudo, precisa ter realizado a graduação de Nutrição e se registrar no Conselho Federal de Nutricionistas - que é obrigatório para que você possa exercer a profissão. Após fazer isso, você irá procurar a especialização na área, ou seja, fará uma pós-graduação em nutrição esportiva, a qual costuma durar em média um ano. Se formou? Ótimo, agora irá obter o Título de Especialista em Nutrição (TEN), o qual é concedido pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), seja por prova escrita ou por análise de currículo. Lembrando que, para que você possa pedir tal título, é necessário que tenha mais de três anos de carreira.

Não perca tempo e venha estudar Nutrição Esportiva no Centro Universitário Eniac! 

Bons estudos e até a próxima!