Atualizações sobre educação e tecnologia - Eniac

Áreas de exatas: o que é, quais são os cursos e mais - Eniac

Escrito por Eniac | Feb 13, 2023 3:00:00 AM

A área de ciências exatas é um campo amplo e dinâmico que inclui disciplinas como matemática, física, química, estatística e informática. Os cursos na área de ciências exatas são projetados para fornecer aos estudantes uma base sólida em teoria e prática e prepará-los para carreiras em áreas como pesquisa científica, engenharia, tecnologia e ciência da computação. 

Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de cursos disponíveis na área de ciências exatas, incluindo graduação, pós-graduação e formação técnica, bem como os requisitos de admissão e os potenciais caminhos de carreira para aqueles que concluíram esses cursos.

O que é a área de ciências exatas? 

A área de ciências exatas é uma categoria ampla que inclui diversas disciplinas científicas que se baseiam em métodos matemáticos e lógicos para chegar a conclusões. 

  • Matemática: É o estudo de números, formas e estruturas.
  • Física: É o estudo dos fenômenos naturais e do comportamento da matéria, da energia e das forças.
  • Química: É o estudo da composição, estrutura e propriedades da matéria, bem como as reações químicas que ela pode sofrer.
  • Estatística: É o estudo de como coletar, analisar, interpretar e apresentar dados quantitativos.
  • Informática: É o estudo da teoria, da aplicação e da tecnologia envolvida no processamento e armazenamento de informação.

Quais são os Tipos de formação acadêmica nos cursos de exatas

Essas disciplinas são importantes em várias áreas da ciência e da tecnologia, e são utilizadas para resolver problemas em uma ampla variedade de campos, incluindo engenharia, medicina, finanças e muitos outros.

Os cursos de ciências exatas podem ser oferecidos em diversos níveis de formação acadêmica, incluindo:

Graduação: 

Esta é a formação básica em ciências exatas e geralmente inclui cursos de bacharelado e licenciatura. O objetivo destes cursos é fornecer aos estudantes uma base sólida em matemática, física, química, estatística ou informática e prepará-los para prosseguir para a pós-graduação ou para entrar no mercado de trabalho.

Pós-graduação:

Esta é uma formação avançada em ciências exatas e inclui mestrado e doutorado. Assim, tem o objetivo de preparar os estudantes para carreiras de pesquisa científica ou para posições de liderança em áreas como engenharia, tecnologia e ciência da computação.

Formação técnica: 

Esta é uma formação prática em ciências exatas e geralmente inclui cursos técnicos ou de certificação. Dessa forma, os cursos almejam  preparar os estudantes para trabalhos específicos em áreas como engenharia, tecnologia e ciência da computação.

Formação continuada 

Esta é uma formação adicional em ciências exatas e geralmente inclui cursos de curta duração ou workshops, com o propósito de atualizar ou ampliar os conhecimentos dos profissionais já formados em áreas como matemática, física, química, estatística ou informática.

Cursos de bacharelado na área de exatas 

O bacharelado é um grau acadêmico que geralmente é obtido após cerca de quatro anos de estudo em uma faculdade ou universidade. É chamado de bacharelado porque o título é conferido ao bacharel, que é a pessoa que completou o curso de graduação.

O bacharelado é geralmente o primeiro grau de ensino superior que as pessoas obtêm e pode ser um pré-requisito para entrar em muitos programas de pós-graduação ou para conseguir empregos em algumas áreas profissionais. Também, pode ser um grau de primeira etapa em programas de dois estágios, como o bacharelado e o mestrado, onde os estudantes completam o bacharelado antes de prosseguir para o mestrado.

Existem muitos cursos de bacharelado na área de ciências exatas. Alguns exemplos incluem:

Essa é apenas uma lista parcial, e existem muitos outros cursos de bacharelado na área de ciências exatas disponíveis em universidades em todo o mundo.

Cursos de licenciatura na área de exatas 

A licenciatura é um grau acadêmico que geralmente é obtido após cerca de quatro anos de estudo em uma faculdade ou universidade. É chamado de licenciatura porque o título é conferido ao licenciado, que é a pessoa que completou o curso de graduação.

Geralmente, é um grau de nível intermediário entre o bacharelado e o mestrado e é muitas vezes um pré-requisito para entrar em programas de pós-graduação. Alguns exemplos de áreas em que os estudantes podem obter uma licenciatura incluem educação, ciências sociais, ciências humanas e ciências da saúde.

Cursos tecnólogos na área de exatas

Os cursos técnicos na área de ciências exatas são programas de formação prática que visam preparar os estudantes para trabalhos específicos em áreas como engenharia, tecnologia e ciência da computação. Alguns exemplos de cursos técnicos na área de ciências exatas incluem:

Técnico em Informática: 

Tal formação objetiva ensinar a instalar e configurar sistemas operacionais, redes e hardware de computador, bem como a programar em diferentes linguagens de programação.

Técnico em Eletrônica: 

O curso nessa área tem o propósito de instruir o aluno para que sejam feitos, por exemplo, reparos em equipamentos eletrônicos, incluindo circuitos eletrônicos, sistemas de telecomunicações e equipamentos de áudio e vídeo.

Técnico em Mecânica: 

A formação técnica nesse ramo visa instruir o futuro técnico a instalar, manter e reparar motores, sistemas de transmissão, freios e sistemas de suspensão em veículos automotores.

Técnico em Química: 

O indivíduo aprende a como realizar análises químicas, preparar soluções e controlar processos químicos em laboratórios e indústrias.

Técnico em Estatística: 

O técnico estará apto a coletar, analisar e interpretar dados quantitativos em diferentes contextos quando submetidos ao curso. 

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos cursos técnicos disponíveis na área de ciências exatas. Eles geralmente são oferecidos por faculdades técnicas ou institutos de tecnologia e podem levar de um ano a dois anos para serem concluídos.