Pode-se definir como marketing um conjunto de métodos que vão intervir no mercado, tendo como objetivo final atingir o consumidor e, assim, influenciar no seus gostos e encaminhá-los para o produto desejado. Por isso, a área busca entender as necessidades e desejos do público-alvo e comunicar os benefícios do produto de forma eficaz e disponibilizá-los aos clientes, a fim de gerar vendas e lucros para a empresa.
Uma das primeiras etapas do marketing é a pesquisa de mercado, que envolve a coleta de informações sobre o público-alvo, concorrentes e tendências de mercado. Com base nas informações adquiridas, as empresas podem identificar oportunidades de mercado, criar produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes e desenvolver estratégias de marketing mais eficazes.
O marketing também envolve a gestão da imagem e reputação da empresa, criando uma identidade visual e de marca que seja atraente e reconhecida pelos consumidores.Logo, o objetivo principal dessa área é criar uma relação positiva e rentável entre a empresa e seus clientes, construindo a fidelidade do cliente e gerando vendas e lucros para a empresa.
Como está o mercado de trabalho para Marketing
O marketing está em constante evolução, e isso torna o trabalho na área bastante estimulante. Além disso, com a crescente demanda por estratégias de marketing eficazes, a procura por profissionais qualificados e com experiência tem aumentado.
Embora a área de marketing seja bastante concorrida, não podemos afirmar que esteja saturada. O mercado de trabalho para Marketing é diversificado e amplo, oferecendo oportunidades em diversas áreas e setores da economia, tais como indústria, comércio, serviços, tecnologia, entre outros.
As empresas estão cada vez mais preocupadas em entender e atender às necessidades dos clientes, tornando o marketing uma área estratégica para os negócios. Por isso, profissionais desse segmento são cada vez mais requisitados pelas empresas, independente do porte ou segmento de atuação.
O mercado exige hoje que os profissionais de marketing estejam sempre atualizados em relação às estratégias de marketing digital, principalmente. Com o avanço da internet, a oferta de produtos e serviços online cresceu de forma exponencial. Logo, saber como vender o produto em todos os setores da internet é de extrema importância.
Quem se forma em Marketing trabalha onde
O profissional de marketing tem uma gama de oportunidades de trabalho. Com a crescente necessidade, empresas de várias áreas contratam esses profissionais, como também as instituições públicas. Ambos os planos precisam de profissionais que saibam se dirigir ao público de maneira direta e fácil.
Nas empresas, ele tem como objetivo desenvolver e implementar estratégias de marketing para promover produtos ou serviços da organização. Para isso, ele realiza análises de mercado para entender o comportamento do consumidor, as tendências do mercado e a concorrência.
Outro local que ele pode atuar é em uma agência de publicidade e marketing. Nesse local, ele é responsável por desenvolver campanhas publicitárias e de mídia social, que atendam aos objetivos do cliente.
Também é uma opção trabalhar em casa, através de um trabalho individual e esporádico. O profissional pode criar artes digitais para diversos setores da economia sem sair da residência.
Principais áreas de atuação do profissional de Marketing
O marketing permite que os profissionais possam escolher áreas que tenham mais afinidade para trabalhar. Tudo leva-se em consideração a identificação, as preferências do trabalhador, e maior disponibilidade do comércio local. Dentre as principais, destacam-se:
Marketing Digital
O comércio digital está em constante crescimento e o marketing digital é uma peça fundamental para as empresas, no mundo digital. Por conta disso, o profissional dessa área define o público-alvo, criação de conteúdo relevante e atrativo para o público e planeja campanhas publicitárias nas redes sociais.
O profissional também monitora o desempenho das campanhas, utilizando métricas como o número de visualizações, cliques e conversões para avaliar os resultados e fazer ajustes necessários. É fundamental que ele esteja sempre atualizado sobre as novas tendências e ferramentas do marketing digital, buscando constantemente novas soluções para melhorar os resultados obtidos.
Marketing Institucional
O profissional que atua na área de marketing institucional é responsável por desenvolver e implementar estratégias de marketing voltadas para a empresa como um todo, visando a construção da imagem e reputação da marca. Ele trabalha com diversas ferramentas, como comunicação institucional e relações públicas.
Para isso, o profissional realiza pesquisas de mercado e do comportamento do consumidor, identificando oportunidades para a empresa e avaliando a percepção que o público tem da marca. Com base nesses insights, ele define a estratégia de branding, que inclui a identidade visual, posicionamento de marca e valores que a empresa quer transmitir para o público.
Varejo
Dentro da área de varejo, o profissional tem como objetivo principal desenvolver estratégias para impulsionar as vendas e fidelizar clientes em estabelecimentos comerciais, como lojas, supermercados e shoppings. Para isso, ele utiliza diversas técnicas de marketing, como promoções, merchandising, visual merchandising e trade marketing.
Ele inicia o trabalho realizando pesquisas de mercado para identificar o comportamento do consumidor, entender as tendências de consumo e avaliar a concorrência. A partir dessas informações, ele define a estratégia de marketing para a loja ou rede varejista, incluindo as promoções e campanhas de vendas.
Perfil do profissional de Marketing
Essa é uma profissão que exige habilidades e competências diversas, que vão desde a criatividade e capacidade de inovação até o conhecimento técnico de métricas e ferramentas de análise de mercado.
Um dos principais aspectos do perfil do profissional de marketing é a capacidade de comunicação. É fundamental que esse profissional seja capaz de transmitir de forma clara e eficiente as ideias e conceitos que deseja promover. Para isso, também facilita ter uma habilidade de se relacionar com pessoas de diferentes perfis e backgrounds.
Outra característica importante é a visão estratégica. O profissional de marketing precisa ter a habilidade de planejar e executar campanhas publicitárias, levando em conta os objetivos da empresa, o público-alvo e as tendências do mercado.
É fundamental que ele tenha uma visão ampla do negócio e saiba como utilizar as informações obtidas por meio de análises de mercado para definir suas estratégias.
O conhecimento técnico também é fundamental. É preciso que o profissional de marketing esteja atualizado com as novas ferramentas e tecnologias que surgem no mercado, além de saber utilizar as ferramentas de análise de métricas e performance.
Também é importante ter a capacidade de se adaptar às mudanças e ser criativo são características importantes para acompanhar a evolução do mercado e inovar nas estratégias de marketing.
Ele precisa saber lidar com diferentes personalidades e perfis profissionais para obter os melhores resultados. A liderança e a capacidade de motivar a equipe são fundamentais para criar um ambiente colaborativo e produtivo.
Por fim, graduar-se em Marketing é uma excelente opção para quem é uma pessoa que gosta de lidar com estratégias e vendas. A formação em Marketing da Eniac prepara o estudante da melhor forma para a sua vida profissional.
Com uma formação voltada para ensinar com excelência e fazer o aluno se tornar um destaque na área de escolha, a Eniac possui uma equipe de professores extremamente capacitados e toda uma estrutura física e virtual que colaboram para uma formação de sucesso.