Sabemos que a prioridade dos pais é proporcionar uma educação melhor para o filho, para que eles possuam um futuro promissor e repleto de oportunidades.
Mas sabemos que o dia a dia dos pais é muito corrido e estressante e nem sempre os responsáveis conseguem acompanhar a vida escolar do filho bem de perto.
E quando isso acontece os pais acabam flexibilizando o controle e regras que eles possuem sobre a vida escolar do filho e consequentemente ele acaba negligenciando matérias que julgam ser mais difíceis, mas o reforço pós-aula no Colégio Eniac não permite que isso aconteça.
O reforço escolar possui inúmeros motivos para fazer parte da vida escolar do seu filho, a seguir você vai descobrir quais são eles.
Como funciona um reforço pós-aula?
Um reforço pós-aula funciona como um auxílio para o aluno, caso ele sinta dificuldade em uma matéria específica o reforço escolar servirá como uma ajuda para ele entender melhor a matéria, respondendo atividades e revendo os pontos em que ele sentiu mais dificuldade em aprender.
O reforço escolar pode proporcionar para o aluno uma boa relação com os estudos, e consequentemente fazer com que ele sinta menos ansiedade quando for fazer uma prova importante, por exemplo, e deixando o aluno com muito mais confiança e autoestima.
Mas devemos lembrar que o reforço pós-aula sozinho não conseguirá solucionar todos os problemas do aluno, é muito importante que os pais nos auxilie e tome conhecimento com os professores sobre quais matérias o aluno está tendo dificuldades e aumentando a autoestima do filho em casa.
Sinais que o aluno precisa de um reforço pós-aula
É possivél os pais notarem alguns sinais sobre quando o seu filho precisa de um reforço pós-aula, por isso é sempre bom conversar com os filhos de maneira mais branda e calma para obter algumas informações, aqui está alguns dos sinais que você pode notar:
- Falta de interesse nas aulas;
- Notas baixas;
- Faltas frequentes;
- Dificuldade em manter o ritmo da turma.
Alguns dos sinais a seguir são de extrema importância que os pais notem e conversem com os professores sobre o que fazer.
Sinais de queda no desempenho escolar
A queda em acertos e em atividades escolares são uma bandeira vermelha enorme em que os pais devem estar atentos porque é um sinal explícito que o seu filho está tendo dificuldades na matéria em específico.
Já quando as notas começam a cair drasticamente os pais devem procurar rapidamente o reforço escolar para fazer a matricula dele, porque ele vai proporcionar ao seu filho mais algumas horas de estudo e o tutor vai encontrar quais os pontos em que o seu filho está com dificuldades para trabalhar.
Dificuldades em assimilar conteúdos
Disciplinas das áreas de conhecimento como exatas e ciências da natureza podem ser bem complexas para o adolecente, e quando isso acontece ele começa a ter dificuldades em assimilar esses conteúdos mais densos.
E com o auxílio do reforço escolar ele conseguirá absorver o conteúdo mais facilmente já que ele vai poder revisitar essas matérias com mais calma.
Sem nenhuma motivação escolar
O fato de que o aluno comece a perder a motivação na escola é um dos pontos mais extremos de que algo de errado está acontecendo, isso ocorre porque quando o aluno está com muita dificuldade com as disciplinas e as notas estão diminuindo a sua autoestima acaba caindo junto.
E caso isso esteja a acontecer é muito importante que você investigue sobre o que pode estar ocorrendo e em uma conversa com os professores você pode sanar essa dúvida! Você deve trazer essas dificuldades para o tutor trabalhá-las no reforço.
Assim como o reforço escolar consegue reforçar as matérias que o aluno sinta mais dificuldade para que as notas voltem a subir assim como a autoestima dele.
Alguns dos tipos de reforços pós-aula que podem impulsionar o aprendizado do seu filho
Existem vários tipos de esforços escolares, e para que você consiga encontrar o que mais se identifique com o seu filho é necessário fazer uma reunião entre os professores que mais conhecem a forma que o seu filho prefere estudar, o próprio aluno e o responsável.
A seguir você conhecerá alguns dos tipos de reforço escolar que possui uma grande taxa de aceitação entre os alunos e que mais trazem ótimas respostas.
Aprendizado personalizado
O aprendizado personalizado foca na matéria em que o aluno sente mais dificuldade, fazendo com que ele revise os conteúdos passados em aula e que o tutor consiga mostrar caminhos para que ele tenha uma aprendizagem mais rápida e funcional.
Nesse exemplo de reforço escolar, o aluno deve fazer listas de exercícios e simulados de acordo com os assuntos que ele mais tiver dificuldades e assim entender a matéria com mais facilidade.
Aulas particulares
As aulas particulares são uma forma de reforço escolar em que o aluno terá 100% da atenção do professor para que ele consiga fazer uma explicação mais adaptada para a dificuldade do aluno.
São durante as aulas particulares que o aluno vai conseguir desenvolver ótimas habilidades para a organização dos estudos e como gerenciar o tempo de forma otimizada.
Essas aulas podem possuir tempos de 1 hora ou até 2 horas de aula por dia para que o seu filho consiga gerenciar bem o tempo dos estudos entre ouvir o que o professor tem a falar, tirar suas principais dúvidas e responder atividades.
O reforço pós-aula do Colégio Eniac proporcionará bons resultados para o aluno.
Com o auxílio da escola nesse trajeto de melhorar a educação do seu filho, esse caminho se tornará mais fácil, porque na escola ocorre uma interação multiprofissional entres os professores do dia a dia e com os professores do reforço.
Nessa interação multiprofissional que os professores do reforço escolar têm com os professores do dia a dia eles conseguem saber perfeitamente em quais pontos da matéria o aluno está com mais dificuldades, fazendo com que o desempenho dele melhore mais rápido e encontrando menos dificuldades pelo caminho.