Por Eniac em May 10, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

Ao longo do século XX, a atividade física tornou- se cada vez mais importante, com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar. Hoje em dia, as práticas físicas são consideradas uma parte importante da vida saudável, e a Educação Física continua sendo uma disciplina importante nas escolas e universidades, promovendo a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

A educação física tem um papel importante na saúde das pessoas. A prática de atividades físicas regulares pode ajudar a prevenir uma série de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, a atividade física pode melhorar a saúde mental, reduzindo o estresse, ansiedade e depressão.

Ela  pode ajudar a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, liderança e cooperação, além de promover a autoestima e autoconfiança dos alunos. Uma atividade esportiva pode ser uma oportunidade para fazer novas amizades, aprender a lidar com a derrota e a vitória, e desenvolver valores importantes, como a honestidade e a ética.

Benefícios da Educação Física

A educação física colabora em várias áreas da vida. Dentre os benefícios que as atividades físicas proporcionam, destacam-se:

1. Melhora a autoestima

Por meio da prática regular de atividades físicas, os alunos podem estabelecer metas e objetivos para si mesmos e, quando os alcançam, sentem-se mais confiantes e motivados. Além disso, a Educação Física pode ajudar a melhorar a imagem corporal das pessoas, ajudando-os a se sentirem mais confortáveis em sua própria pele.

A atividade física também pode ser uma ótima forma de aliviar o estresse e a ansiedade, o que pode ter um impacto positivo na saúde mental e na autoestima. Quando o corpo libera endorfinas durante o exercício, essas substâncias químicas ajudam a melhorar o humor e reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Isso pode ajudar os alunos a ter uma perspectiva mais positiva em relação a si mesmos e à vida em geral.

2. Desenvolvimento de habilidades sociais

A Educação Física pode ser uma ótima maneira de desenvolver habilidades sociais, pois muitas atividades físicas são realizadas em grupo. Na prática de esportes e atividades em equipe, eles aprendem a se comunicar e cooperar uns com os outros. Isso pode ajudá-los a desenvolver habilidades sociais valiosas que podem ser aplicadas em outras áreas da vida.

3. Melhora da concentração

A Educação Física pode ter um papel importante na melhoria da concentração dos alunos, pois os exercícios físicos podem ajudar a estimular a atividade cerebral e a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Esses benefícios podem ajudar a aumentar a atenção e a concentração dos alunos, tornando-os mais focados e produtivos em sala de aula.

5. Alívio das dores

A Educação Física pode ajudar a melhorar a postura e a flexibilidade do corpo, o que pode reduzir a tensão e o desconforto muscular. Através do alongamento e da prática de atividades físicas que fortalecem os músculos, as pessoas podem melhorar sua postura e aliviar a pressão sobre as articulações e músculos, reduzindo a dor e o desconforto.

6. Redução do risco de doenças crônicas

O excesso de peso é um fator de risco para muitas doenças crônicas, e a prática regular de atividades físicas pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento dessas doenças. Além disso, a Educação Física pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o colesterol ruim (LDL) no sangue. A prática regular de atividades físicas ajuda a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

7.  Previne a depressão

A atividade física pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e estresse, além de aumentar os níveis de endorfina, serotonina e dopamina, neurotransmissores que estão associados a sentimentos de felicidade e bem-estar.

A prática regular pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento da depressão, principalmente em crianças e adolescentes. O sedentarismo e a falta de atividade física são fatores de risco para o desenvolvimento da depressão, e a Educação Física pode ser uma forma de prevenir e tratar essa condição.

8. Desenvolvimento de valores e ética

Por meio dos esportes, as pessoas aprendem a importância da cooperação e do respeito mútuo, uma vez que precisam trabalhar em equipe para alcançar seus objetivos. Os praticantes são incentivados a respeitar as regras e a ter uma conduta ética dentro e fora do ambiente esportivo, o que pode ter um impacto positivo em outras áreas de suas vidas.

9. Aumento da força muscular

A educação física pode proporcionar aumento da força muscular através de exercícios de treinamento de força, como levantamento de peso, flexões, agachamentos e outros exercícios que exigem o uso dos músculos. Quando o corpo é submetido a esse tipo de esforço, ele se adapta e se fortalece para lidar com a carga adicional.

10. Controle do peso

Reduzir o peso é uma meta de uma grande maioria das pessoas e a educação física contribui para isso. A prática de exercícios estimula mecanismos que aumentam o gasto energético, como o aumento do metabolismo e o aumento da massa muscular. Além disso, a atividade regular pode melhorar a composição corporal, aumentando a proporção de massa magra e reduzindo a proporção de gordura corporal.

Por fim, torna-se evidente que a prática de exercícios físicos é um benefício em várias áreas da vida. O exercício influencia desde a saúde mental até a perda de peso, mostrando sua importância no dia a dia das pessoas.

Para realizar atividades físicas de maneira segura e correta, sempre é bom ter o acompanhamento de um profissional em Educação Física. Essa pessoa irá orientar como realiza os mais diversos exercícios ou esportes e vai proporcionar aquilo que é ideal para cada pessoa, individualmente.