Toda empresa tem um setor que é o responsável por recrutar, treinar, organizar as remunerações e benefícios, além de outras responsabilidades. Esse setor é conhecido como o setor de Recursos Humanos, que exerce uma grande importância para a rotina empresarial.
Quando o setor de Recursos Humanos é ativo na empresa é visível os resultados, profissionais mais engajados e satisfeitos. Dessa forma, tem uma produção maior e um destaque no mercado. Por isso, cuidar dessa área proporciona a organização mais chances de crescimento.
Gestão de Recursos Humanos (GRH) é uma disciplina que se concentra na gestão e administração dos recursos humanos de uma organização. Também é conhecida como Administração de Pessoal, Gestão de Pessoas ou simplesmente RH.
O Gestor de Recursos Humanos é uma peça fundamental para unir os interesses empresariais com o do colaborador. Ou seja, ele verifica quais são os pontos em comuns que podem trazer benefícios para ambos e dessa forma articula estratégias para que possam ser alcançadas.
Esses profissionais só conseguem realizar isso se conhecerem bem o negócio e também os colaboradores que fazem parte. Desse modo, é primordial conhecer cada setor e suas tarefas e sua relevância para a empresa, só assim, ele conseguirá aplicar intervenções que resultem no desenvolvimento da organização.
Também é responsabilidade desses profissionais conhecer as ambições dos colaboradores e ajudá-los a traçar um plano de carreira. Uma vez que eles não podem só pensar no crescimento empresarial, precisam encontrar estratégias para ajudar o colaborador a se desenvolver juntamente com a empresa. Outras funções desses profissionais são:
Na maioria das vezes a função do Gestor de Recursos Humanos é vista como a parte humana da empresa, já que sua tarefa vai ser lidar diretamente com os colaboradores, exercendo uma grande influência. Uma vez que, o primeiro contato que o novo funcionário vai ter com a empresa é através do setor de Recursos Humanos, sendo função dele transmitir a cultura organizacional e os seus objetivos.
Não importa qual seja o segmento do negócio, toda empresa precisa de um profissional de Recursos Humanos para a gestão das pessoas e do planejamento empresarial. Dessa forma, fica ainda mais fácil para os profissionais dessa área encontrarem emprego, já que podem trabalhar em qualquer empresa e organização, pública ou privada.
Atualmente pode-se perceber que empresas que estão alcançando seus objetivos tem no seu time profissionais de gestão de recursos humanos que a todo momento estão estudando sobre o mercado e levando para dentro do ambiente empresarial treinamentos que podem colaborar para o engajamento dos colaboradores na empresa.
Além disso, as empresas estão tentando diminuir o número de turnover que ocorre nelas, ou seja, estão criando mecanismos para diminuir o número de saídas de funcionários. Já que traz para a empresa uma imagem ruim e também aumenta os seus gastos com novas contratações.
Nesse sentido, os profissionais de Gestão de Recursos Humanos encontram um mercado receptivo e com boas chances de empregabilidade.
O Gestor de Recursos Humanos tem uma média salarial que varia de acordo com o tamanho da empresa e também da sua especialização. Além desses fatores que influenciam, tem também a questão da região, tem regiões que os profissionais de Recursos Humanos recebem mais do que outras.
De acordo com o Guia de Profissões e salários da Catho os cargos dos profissionais de Recursos Humanos tem em média esses salários:
Por isso, é importante sempre está buscando especializações para que possa apresentar ao mercado um diferencial e alcançar os melhores cargos e salários.
Não tem como negar que cada profissional tem aspectos diferentes que o ajudam a ter sucesso em suas profissões. Dessa forma, os profissionais de Recursos Humanos tem características que colaboram para a execução de suas tarefas.
Ele vai lidar diretamente com o colaborador e para que essa relação seja saudável e que possa resultar em bons resultados o profissional de Recursos Humanos precisa se comportar de determinadas formas e ter habilidades, como:
A todo tempo estão surgindo novos treinamentos e capacitações e o Gestor de Recursos Humanos deve estar a par, para que possa aplicar dentro da empresa e acompanhar o que o mercado está pedindo. Então, é fundamental um estudo constante sobre o mercado e dos novos modelos que estão surgindo.
Nesse sentido, colabora para que a empresa esteja alinhada com as novas mudanças do mercado e ofereça um serviço/produto que agrade o público, atendendo suas expectativas que ao decorrer do tempo estão cada vez mais exigentes.
Na Eniac você encontra o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, com duração de dois anos, possibilitando sua chegada mais rápida ao mercado e com técnicas para colocar em prática.
O Gestor de Recursos Humanos é bastante procurado no mercado e ter uma especialização em uma faculdade de qualidade e com boa infraestrutura vai contribuir para ter mais chances de conseguir um emprego na área. E você encontra tudo isso na Eniac, professores capacitados para transmitir conhecimentos atualizados e te orientar a ser um profissional de sucesso.