Hoje em dia o mercado de trabalho possibilita aos profissionais várias formas de atuação, tudo isso colabora para ascensão profissional. Uma delas é o oferecimento do serviço por meio da modalidade freelancer, com uma demanda alta para os profissionais que são adeptos a ela. Além disso, empresas que optam por serviços desses profissionais não têm a obrigação de fornecer um vínculo empregatício e por isso muitas buscam um freelancer.
Ao decorrer do tempo novas formas de trabalho foram surgindo, uma delas é o profissional independente, conhecido também como "Freelancer". Como o próprio nome já diz, é um profissional que não é vinculado a uma empresa por meio do CLT, atua independente e tem a liberdade de prestar serviços ao mesmo tempo a várias empresas.
Uma curiosidade desses profissionais, é que muitos deles possuem CNPJ. Levando em consideração por ser microempreendedores individuais com seus próprios clientes adquirindo os seus serviços. Dessa forma, fica mais fácil e viável a sua atuação, organizando melhor sua maneira de trabalhar, tendo acesso a emitir notas fiscais e de receber mais formas de pagamento.
Geralmente, os freelancer estão mais envolvidos nos trabalhos criativos, como designer gráfico, marketing, redação, desenvolvimento de sites ou fotografia. Embora, seja comum também encontrá-los em outros setores, por exemplo, tradução, consultoria, contabilidade, engenharia e até mesmo digital influencer.
Ou seja, o digital influencer pode ser contratado por determinada marca para realizar propaganda dos seus serviços ou produtos. Utilizando da suas redes sociais, como ferramenta de marketing.
Normalmente, os contadores são contratados em uma época do ano para realizar a Declaração de Imposto de Renda, principalmente por empresas de pequeno porte, quando não tem condições de manter um vínculo fixo com um profissional dessa área. Dessa forma, são considerados freelancer, esses contadores que são contratados em épocas específicas.
Hoje em dia, existem sites que ajudam o profissional freelancer a encontrar vagas de emprego, também as empresas divulgam suas ofertas de emprego. Sendo uma ótima maneira de anunciar vagas de emprego e de encontrar.
Principalmente, para aqueles que estão iniciando nessa nova forma de trabalho e estão buscando empresas que são adeptas. Confira alguns dos sites mais conhecidos para encontrar empregos como freelancer:
É a plataforma mais conhecida e maior desse segmento, estando presente em 240 países. Por oferecer diversas propostas de empregos e ser fácil de manuseá-la, torna-se bastante conhecida. Abrangendo áreas da:
O usuário pode se cadastrar gratuitamente e concorrer às vagas que são postadas diariamente.
Apesar do seu nome ter origem inglesa, o site é nacional e é um facilitador para os profissionais freelancer encontrarem vagas de emprego no Brasil. No Brasil, é um dos sites que as empresas nacionais mais utilizam para encontrar profissionais. Por ser um site com vantagens e facilidades. Veja um dos seus benefícios:
É um site internacional e o mais antigo, um dos mais conhecidos. Uma das suas particularidades é que a comunicação deve ser feita totalmente na plataforma, o usuário que fornece seus dados de contato sofre penalização.
Entre suas vantagens, às principais são:
Vale ressaltar, que a plataforma permite que os clientes avaliem os profissionais em categorias: Iniciante, Bronze, Silver, Gold, Platinum e o nível máximo Hero.
Existem profissões que se adequam facilmente ao trabalho freelancer. Muitos profissionais, aproveitam a prestação de serviço independente para aumentar sua renda e otimizar seu tempo. Conheça alguma das profissões que atuam como freelancer:
De acordo com dados da plataforma Workana a demanda por Engenheiros aumentou em 69% entre fevereiro e maio de 2020. Dessa forma, é considerada uma das profissões que mais se destacam como freelancer, principalmente dos setores da mecânica e elétrica
Devido a muitas empresas optarem por um serviço independente desses profissionais, logo os autônomos se destacam ainda mais no mercado.
Uma área de destaque no freelancer é o marketing e suas especialidades:
Há um grande leque de estratégias para atrair o público e o marketing auxilia empresas ou até pessoas físicas a conquistar e engajar seu público.
Os profissionais dessa área estão usando do digital e da tecnologia para criação de projetos, tornando inovador e mais prático os seus serviços.
O Web Designer e o Designer Gráficos, também são profissões conhecidas por ser freelancer. Muitos desses profissionais, optam por oferecer seus serviços de forma independente.
Colaborando na criação de projetos gráficos, branding da marca, templates para redes sociais e outras alternativas voltadas ao digital e o campo tecnológico.
Para se destacar nesse meio é crucial estar atento às novidades e a dinâmica do mercado, para desenvolver projetos ainda mais semelhantes ao gosto do público. Além de ser uma alternativa para otimizar o marketing.
Não é surpresa para ninguém que a tecnologia é uma das melhores fontes de renda. Ou seja, profissionais dessa área estão se destacando e crescendo no mercado.
Um freelancer bastante procurado são os programadores e desenvolvedores, atuando no banco de dados, criações de sites e o desenvolvimento de plataformas e-commerce e etc.
Vale ressaltar, que é um profissional escasso no mercado, por isso o freelancer é uma ótima maneira de atender um maior número de empresas.
O contador é bastante relevante para um bom funcionamento da empresa e até para o gerenciamento financeiro de uma pessoa física.
São profissionais que atuam bastante como freelancer, contribuindo para auditoria de empresas, como para outras tarefas que envolvem o financeiro.
Além disso, atualmente palestras e consultorias desses profissionais estão sendo bastante procuradas. Portanto, também é uma oportunidade de atuação como freelancer para os contadores.