18 de maio de 2024, das 8h às 12h
O XII Seminário Internacional de Integração Étnico-Racial é um evento acadêmico produzido pelo NupE (Núcleo de Pesquisa ENIAC), que tem por objetivo discutir as relações étnico-raciais sob os eixos temáticos da educação, saúde, direitos humanos, religiosidade, territorialidade, tecnologia e inclusão digital e contribuir com a produção do conhecimento científico.
Em sua décima segunda edição, o Seminário traz como tema central “Construindo Pontes: Desafios e Oportunidades para a Equidade Racial”, contando com palestras, mesas-redondas, apresentações de banners, artigos e muito mais.
Inscreva-se!
Se deseja apenas acompanhar os conteúdos, inscreva-se como OUVINTE. Se também participará entregando trabalho, inscreva-se como PALESTRANTE e se atente ao prazo de Inscrição e submissão do artigo:
Inscrições prorrogadas para dia 05 de maio.
- Avaliação dos trabalhos, de 27/04 a 11/05.
- Divulgação dos aprovados, dia 13/05.
O choque cultural é muito grande para os recém-chegados ao Brasil: idioma, cultura, alimentação, trato com as pessoas, entre outros aspectos. Como nos apresentar e apresentar o país para os expatriados?
Na área da saúde serão abordados aspectos que tangem a desigualdade racial no Brasil com foco na saúde. Nesse quesito, podemos citar os aspectos
epidemiológicos das desigualdades raciais em saúde no Brasil, a saúde da população negra, a política do SUS e um olhar para os processos sociais, culturais e econômicos presentes na história do país.
No campo dos Direitos Humanos serão abordados temas como as experiências vividas pelos refugiados, as diferenças das oportunidades do mercado de trabalho brasileiro e o feminicídio e suas questões.
Neste eixo serão acolhidas pesquisas e intervenções que se desdobram na questão religiosa em suas múltiplas dimensões. Será discutida a vivência da religiosidade no contexto organizacional, a intolerância religiosa e como as religiões se relacionam no ambiente da universidade e da sociedade promovendo o exercício da igualdade dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais.
Neste eixo temático serão abordadas as particularidades da ocupação territorial do Brasil e a distribuição dos diversos povos, desde a apropriação da região litorânea pelos colonizadores Portugueses no início do século XVI, passando pelos seus desdobramentos ao longo dos próximos cinco séculos, até às consequências da história urbana brasileira nas cidades atuais.
Este eixo apresentará casos de sucesso e de propostas visando melhorar as relações étnico-raciais, por meio da tecnologia, promovendo a reinserção do profissional no mercado de trabalho em um mundo em constante mudança.
Neste eixo serão acolhidas as pesquisas que abordam as contribuições da inclusão digital na/para difusão das relações étnico-raciais.